Código do projeto: LISBOA-02-0752-FEDER-001384 Objetivo principal: REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PME Região de intervenção: LISBOA Entidade beneficiária: LIDEL - EDIÇÕES TÉCNICAS, LDA. Data de aprovação: 05-10-2015 Data de início: 01-06-2015 Data de conclusão: 31-05-2017 Prorrogação: 31-05-2018 Custo total elegível: 233.659,65 Apoio financeiro da União Europeia: 105.146,84 Apoio financeiro público nacional/regional: Não aplicável OBJETIVOS: A LIDEL tem por objetivo ser uma editora de excelência no mundo da língua portuguesa, reconhecida pela qualidade, rigor e credibilidade dos seus conteúdos. Deste modo pretende fazer chegar aos seus leitores os melhores conteúdos, com a máxima qualidade, das mais diversas áreas do saber, da autoria de especialistas lusófonos e contribuir para a expansão da língua portuguesa no mundo. ATIVIDADES: A LIDEL é uma empresa de Edições Técnicas que atua no mercado como editora e distribuidora de Livros Técnicos próprios, da autoria de especialistas portugueses. A par da edição técnica, e criando sinergias com os seus parceiros internacionais, a LIDEL realiza ainda a publicação de Livros de Ensino de Português para Estrangeiros, os quais comercializa em todo o mundo e contribuem para a projeção da empresa além-fronteiras. RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS: O presente Projeto de Internacionalização tem permitido à LIDEL promover a sua atividade no mercado externo através da participação em feiras, viagens de promoção e prospeção e da realização e implementação de estratégias de marketing. A promoção da atividade da empresa a nível internacional tem permitido angariar um maior número de clientes ao promover a sua oferta além-fronteiras. DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO: O presente projeto de investimento tem como principal objetivo o de dotar a LIDEL de fatores de competitividade, de forma a que tal permita efetuar uma diferenciação face às demais empresas do setor e paralelamente obter ganhos de produtividade. As ações a implementar estão estruturadas no domínio da internacionalização, em que a LIDEL pretende potenciar e explorar novos mercados onde existe uma maior procura por livros técnicos e de ensino de português para estrangeiros. De entre os objetivos que a empresa preconizou para a sua estratégia de internacionalização, é de salientar o aproveitamento de novas oportunidades em mercados de elevado potencial nos nichos nos quais podem ser utilizados o portfólio de produtos da empresa. A seleção dos mercados alvo deste projeto teve em linha de conta a exploração de novas oportunidades de negócio e o próprio track record da empresa. Como tal e numa fase preliminar procedeu-se a uma análise global, tendo sido identificadas um conjunto de países nucleares como principais destinos exportadores. O presente projeto de internacionalização centra-se na área da internacionalização, tendo como principal objetivo o incremento do volume de negócios além-fronteiras, necessitando para tal de captar novos mercados e regiões. Assim, considerou-se um conjunto de iniciativas de promoção e prospeção internacional, que têm como objetivo quantitativo o aumento do volume de negócios a uma média de 5% ao ano, uma redução do peso do mercado nacional e ainda a possibilidade de vender para novos países e regiões que até agora não estavam a ser exploradas e que evidenciam um potencial de crescimento muito interessante. O presente projeto teve uma taxa de execução de 89,58%. |